sábado, 10 de outubro de 2009

Circo Voador.

Eu tenho uma teoria para o tal "sentido da vida". Acredito que o que importa na vida é o que você deixa. Eu não tenho herança, só histórias. É muito triste, uma pessoa que vive uma vida inteira e não tem nada pra contar para os outros. Nada de diferente eu quero dizer. Imagine essa situação: Você rodeado de netinhos, contando que toda a sua vida foi uma simples e miserável rotina.

Eu sei que não fiz a metade do que gostaria de fazer, nem conheci (ainda) os lugares que quero conhecer, mas uma coisa é certa, histórias eu tenho pra contar. Deve ser muito triste você não ser lembrado por nada. Já que está aqui, então deixe a sua marca!

Durante a minha vida de "roqueiro sujo", sempre teve um lugar que fez parte da minha vida, direta ou indiretamente. Esse lugar é o CIRCO VOADOR, pra mim é um lugar mágico. Acho que como todo circo.


Desde moleque, a Lapa era o point predileto da galera camisa preta, assim como os de outras cores de camisa também. Lá você vê de tudo: Punk, hippie, rasta, gringo, puta, traficante, viciado... enfim. Essa é a Lapa que eu tanto frequentei na minha adolescência. As vezes eu ficava até às cinco ou seis horas da manhã sozinho na praça XV esperando o 269 ou 240 pra voltar pra casa.

Uma coisa que eu estava lembrando recentemente, era dos shows no Circo Voador. Me dei conta de que NUNCA paguei pra entrar lá. E olha que já vi muitos shows ali, de alguma forma sempre dei um jeito de entrar.

Uma vez teve um show do TITÃS no Circo, que eu tinha que ir de qualquer jeito, mas como eu ia entrar se eu não tinha dinheiro? Eu nunca tive mesada, dinheiro com o meu pai só se fosse pra pagar alguma coisa no colégio e olhe lá. Então resolvi seguir a máxima da minha galera... RATO É RATO!

Lá fui eu e mais dois amigos pra ver TITÃS no Circo Voador. Chegando na porta, nos deparamos com um grande ponto de interrogação, e agora, como entrar? Ficamos rodeando aquelas grades, igual um animal ronda a caça. Foi quando começou uma invasão. É, isso mesmo! Tinham muitos como nós que queriam ver o show e não tinham ou não estavam dispostos a pagar, o que não era o meu caso, eu até pagaria, mas... Nessa época eu estava com a fitinha da minha banda (T.N.M.) recém gravada e queria muito entregar para álguém do TITÃS.

Eu nunca fui o mais esperto, mas também nunca fui bobo. A galera começou a invadir, e eu e os meus parceiros subimos também nas grades e pulamos para o outro lado. Infelizmente fomos surpreendidos pelos seguranças. Um dos meus amigos meteu a mão no bolso e puxou um monte de notas dobradas, até então achei que ele estava duro, assim como eu. O segurança pegou o dinheiro e soltou a gente, não pensei duas vezes, saí correndo para o meio da multidão que se expremia na frente do palco. Quando eu perguntei sobre o dinheiro, ele falou que era do jogo "Banco Imobiliário", lembra? Como estava escuro onde a gente pulou o segurança não viu direito que as notas eram falsas. Até hoje lembro disso e não acredito que uma coisa tão idiota deu certo. Talvez porque tinha muita gente pulando, o segurança não queria se prender a dois moleques. Sei lá, já não importa.

Começou o show! Que maneiro! Luz, som alto, Titãs! Fiquei naquela adrenalina de como eu ia dar a fita para os caras. Subir no palco estava inviável, estavam tratando o pessoal que subia com muita violência e eu não queria ser expulso de lá.


No meio do show não tive dúvidas, tirei a fita do bolso mirei no Marcelo Fromer e taquei, só não medi a força. Aquilo saiu voando no palco, ele teve um reflexo de gato e se abaixou. Se pega na cara, eu teria antecipado a sua morte uns dez anos antes.

O inacreditável aconteceu, ele me viu no meio da galera e com uma cara de espanto e raiva, sei lá... ficou me olhando e eu como não sabia onde enfiava a cara fiz aquele gesto imbecil de falar com a boca bem aberta pra ele entender melhor as sílabas e apontei para o ouvido falando: "DEPOIS VOCÊ ESCUTA A MINHA BANDA". Puta merda que vergonha. O pior é que ele balançou a cabeça e fez sinal de ok. Se fosse comigo eu mandava era se foder! Eu quase matei o cara e ele ainda foi legal comigo.

Num outro show no Circo Voador, dessa vez RATOS DE PORÃO, GANGRENA GASOSA e OKOTÔ. Estava eu lá fora esperando o momento certo, o lance era chegar cedo pra entrar logo. Fiquei lá em baixo dos arcos, quando passou um bondinho lá em cima com uma galera gritando. Parecia um bombardeio de sacos de lixo, e tinha muuuuita munição, graças a Deus consegui fugir ileso. Nesse show acho que enchi tanto o saco do segurança pra ele deixar eu entrar que ele falou: "Some da minha frente porra!" e deixou eu entrar.

Começou o show do OKOTÔ, eu estava igual pinto no lixo. A porrada comendo e eu querendo subir no palco pra me jogar, só que tinha uns seguranças muito mal encarados no palco, fiquei bolado. Na confusão fui empurrado até a beirada do palco, quando vi já estava lá em cima, primeiro pulo foi lindo, cheio pra caralho não tinha jeito de meter os cornos no chão. Me empolguei, daí era um atrás do outro, até que aconteceu uma das piores coisas na minha vida. Estávamos num circo, certo? Um infeliz desenrolou o trapézio lá de cima dos ferros e desceu, eu só não contava que ele ia se chocar justo comigo durante o pulo. Levei uma pesada na boca do estômago, que me tirou todo o ar, eu não conseguia respirar e achei que ia morrer ali. Me arrastei pra fora e finalmente consegui encher o pulmão de ar. Daí pra lá, foi só de arquibancada. Achei que tinha quebrado algumas costelas, fiquei sentadão vendo os outros shows. GANGRENA GASOSA com o clássico banho de farinha com miúdos de frango, nunca vi uma multidão se dispersar tão rápido como naquele momento. Inesquecível!


RATOS DE PORÃO, puta que pariu que showzão, nessa hora o Circo já estava muito lotado, e eu já estava me sentindo bem melhor, mas não arrisquei descer de novo, fui me eventurar nos ferros lá no teto. Estava com medo, porque tinha ouvido uma história de um moleque que caiu lá de cima no meio do palco durante um show e morreu. Pode até ser lenda urbana, mas fiquei impressionado com isso. Estava lá sentado nos ferros, com mais uma meia dúzia de desconhecidos assistindo ao show, quando escuto um porradão de madeira nos ferros, caralho!! Filme de terror, dois seguranças com pedaços de pau batendo nos ferros pra gente descer, eu com muito medo de tomar uma paulada na cabeça, aqueles caras eram muito maus. Acho que a seleção pra segurança do Circo Voador era feita na porta da cadeia. No fim tudo acabou bem.

Teve um show que eu passei pela roleta com o convite na mão, peraí... não eu não paguei, esse eu ganhei. RAMONES e SEPULTURA no Circo Voador, até pouco tempo eu ainda tinha o canhoto desse ingresso. Até hoje não sei porque o SEPULTURA não tocou, mas o RAMONES já bastava. O Circo Voador superlotado, e nesse dia eu queria só assistir, arrumei um lugarzinho bom na arquibancada do lado esquerdo de quem está de frente para o palco, via os caras pertinho. Fiquei imprecionado com o JOE RAMONE, saiu do camarim meio que carregado pela mão por um roadie, e colocado apoiado no pedestal com as mãos em cima do microfone, igual um boneco. A cara dele parecia de um boneco de cera, sinistro.

One, Two, Three, Four... a casa veio a baixo, eu olhava lá de cima parecia um caldeirão de gente. E como não poderia deixar de ter, uns pelas de cabeça raspada dando porrada nos moleques cabeludos. Eu vi uma cena que parecia de filme, um desses caras enrolou a mão no cabelo de um desses moleques e socou muito a cara dele. Parecia até aquele brinquedo que fica uma bolinha amarrada numa raquete que vai e volta.

Lá tinha muita gente conhecida, a molecada do meu bairro quase toda estava lá. Durante o show vi um maluco se jogando da arquibancada lá em baixo. Escalava os ferros e se jogava de novo, era o Bruno mais conhecido como "Piruzinho". Ele conseguiu a atenção dos covardes lá em baixo, que estavam doidos pra dar umas porradas nele também.

Foi um dos melhores shows da minha vida, num dos lugares mais legais do Rio de Janeiro. Depois desse, tiveram muitos outros, não menos importantes, mas algumas histórias não cabem aqui, seria me expor demais. Quem sabe não entra num livro? Ainda não consegui tocar naquele palco, mas não perco as esperanças, Circo Voador, é Circo Voador!

4 comentários:

  1. É russo muito bom ter te encontrado sexta.
    Cara esse show do ramones o sepultura não veio pq teve um show beneficiente em BH se não me engano. acho que foi isso, pq eles estavam excursionando com os Ramones na tour aqui no brasil.

    foi em 1992 ou 91 né ?

    abraçãooo

    e vamo q vamo

    ResponderExcluir
  2. Eu me lembro desse show, foi em 93! Eu tinha 13 anos, não podia ir mas acompanhei tudo pela MTV! O Joe já estava bem velhinho mesmo...
    Amor, não acho ruim uma pessoa que estudou muito na sua juventude, pode ter certeza que essas pessoas colherão isso no futuro. Até os mais estudiosos aproveitam a vida e tem histórias para contar. Tudo tem uma medida e só "viver a vida" também não leva ninguém a lugar nenhum no futuro. Não estou falando de você, não. Mas só não gosto de generalizar. Dá pra aproveitar a vida e se dedicar ao futuro também.

    ResponderExcluir
  3. caro amigo alemão,
    essa do dinheiro do banco imobiliário foi pegadinha do delima, né não???
    como uma idéia tão idiota pode ter dado tão certo???
    a´hháháhahá.
    grandes lembranças!

    ResponderExcluir
  4. e tem outra.
    pô, eu pensei que esse aê na foto fosse o seu mário, da mhs.
    vou ao oftamologista.

    ResponderExcluir