terça-feira, 22 de setembro de 2009

Início ou quase.


Vou tentar manter uma ordem cronológica dos fatos, sei que vai ser difícil, mas prometo tentar.

Meu nome é Fabio A. Lima, mais conhecido como Alemão. Vim de uma família que sempre viveu no limite, nunca faltou nada, mas sempre no limite. Não sei que classe a gente se enquadrava, só sei que nunca tive uma bicicleta (quando criança), sou o mais velho de 3 irmãos, e sinceramente não sei porque fui gostar tanto desse "troço" chamado HARDCORE.

Acho que tudo começou por volta dos 14 anos, tive um vizinho que já curtia os IRON MAIDEN's da vida, comprava muitos discos de vinil e sempre me chamava pra ir lá na casa dele ver e ouvir as novidades. De vez em quando íamos numa loja no Flamengo chamada HARD'N HEAVY era um dos melhores lugares pra se encontrar esse tipo de som, isso era no início dos anos 90 e o metal estava bem forte!

Na MTV tinha um programa chamado FÚRIA METAL que o Gastão Moreira apresentava. Um belo dia quebrei o sofá lá de casa num dequeles stage dives malucos. Minha mãe ficou bem chateada!!

Aí veio a fase METALLICA, o Edinho esse meu amigo, comprava vários piratas do METALLICA, as capas eram sempre muito fodas, na maioria delas vinha com fotos de mulheres com os seios de fora, eram lindas. Embarquei na onda do METALLICA, e durante muitos anos foi a minha banda preferida. Tinha um maluco no meu colégio que era fã do RUSH, puta merda, era igual discutir futebal e religião, cada um puxava a sardinha pra banda que mais gostava, chegava a ser ridículo.

Meu irmão Fabiano também começou a comprar uns discos nessa época, uma vez ele chegou em casa com um picture (formato de vinil mais grosso, não tinha capa, a arte da capa era gravada no próprio vinil) do BENEDICTION. Puta merda, ouvi tanto aquele disco, que acho que furou, ele tinha um lance de rolar ao contrário, muito bom.

Aí vieram, OBTUARY, ANTHRAX (o Edinho era muito fã), KREATOR, TESTAMENT, SEPULTURA... e eu, gravando tudo em fita, chegou uma hora que ele não deixava mais eu gravar. rsrrss Tinha um vizinho novo no condomínio, o Arthur, que morou em São Paulo, acho que ele já não curtia tanto esse tipo de som, me deu um monte de fitas cassetes, numa delas tem (porque tenho ela até hoje) um show do SEPULTURA em Americana/SP. Toda vez que eu lembro disso eu rolo de rir, o SEPULTURA ia lançar ainda o segundo disco (MORBID VISIONS 1986), o show rolando solto e o MAX me solta com voz de monstro, "aeeeeeeeee os punks que estão pra lá, se quiser vir pra cá, lugar de punk é aqui na frente do palco pra bater cabeça porra!!" rsrsrsrs muito bom, imagina punk batendo cabeça?!! O melhor vem depois, ele fala com a galera, mais uma vez com "voz de monstro" um monte de bobagem, na sequencia, pede para o técnico de som aumentar o retorno dele com a voz normal, que naquela época era de um moleque magrelo cheio de espinha, muito engraçado! Eu tenho isso aqui!

Mas tudo isso mudou quando eu ouvi um vinil verde, onde de um lado tinha uma banda chamada RATOS DE PORÃO e do outro o CÓLERA! Esse foi o divisor de águas na minha vida.

Nesse disco quem canta as músicas do R.D.P. é o Jão, vocal gritadão, agudo e feroz, muito bom. do outro lado o Redson defendendo o CÓLERA com um punk mais melódico com letras afiadas. Até então eu não sabia o que era hardcore, pra mim era tudo a mesma merda! BARULHO!

Numa bela tarde esse meu camarada, o Edinho me chamou pra ir na casa de um moleque que também "curtia um som", nessa época era assim, você perguntava para os outros "se curtia um som" . Chegamos na casa desse moleque, tinha um monte de disco espalhado pelo chão. Tinha de tudo ali, de POISON, SKIDROW e BON JOVI, até as mais podreiras.

Esse é o Vinícius, ficamos a tarde toda ouvindo os discos e trocando idéia, pensei "Moleque maneiro!" Voltamos lá outras vezes, e o Vinícius me falou que queria montar uma banda e perguntou se eu queria tocar baixo, ele tinha ganhado uma Guitarra Jennifer vermelha (puta merda, que guitarra tosca). Eu falei que não sabia tocar nada, ele me falou que me ensinava, já que ele tocava violão à algum tempo.

Comecei a aprender a tocar baixo, no violão... tinha um outro moleque na rua de trás que ficamos sabendo que tocava bateria, esse é o Fabrício, que também gostava das mesmas bandas que a gente. Pronto! Está montado o T.N.M. (Tô na Merda) se não foi a primeira, com certeza uma das primeiras bandas de HARDCORE de Jacarepaguá. Isso foi em 1993, três moleques magrelos e cabeludos, tocando hardcore e sem saber direito o que era aquilo.

A gente ensaiava em casa mesmo, a vizinhança ficava doida! Eu e o Vinícios revezávamos no vocal, uma das primeiras músicas, se não foi a primeira, se chamava DEDICATED TO MY DEATH. Entrei numa viagem de que tinha morrido e assisti ao meu próprio enterro, doideira total, mas também muito real. Escrevi de madrugada essa letra, depois fizemos a música. Acho que tenho isso gravado em algum lugar ainda.

E pra fazer show, como ia ser? tinha um cara na minha turma do colégio. Sérgio Pessoa, sangue bom demais, ele era todo engajado, se afiliou ao Partido Verde e tentava ser politizado, tudo haver com uma banda punk. Esse foi um cara que ajudou muito a gente a conseguir as coisas.

Uma vez estávamos indo pra casa do Vinícios, e passamos por um bar que nunca tínhamos reparado. Decidimos entrar e falar com o dono, era um pé sujo dos melhores, espaço tinha de sobra, conversamos com um coroa que estava lá, falamos pra ele que a gente tinha uma banda, mas que não tínhamos espaço pra tocar. Perguntamos se ele poderia nos ceder aquele espaço, e que nós faríamos todo o resto, divulgação, som, etc... e ele ficaria com a venda no bar. Pra ele foi um ótimo negócio, afinal, estava entregue as moscas aquilo.

"E qual é o nome do bar mesmo?" E o velho me solta em meio a um arroto de cachaça. "Bar do galo velho" pensei: "sem chance! Rock no bar do galo velho não!" Quando descemos percebi que o pé sujo ficava numa encruzilhada, e eu adorava aquele filme com o Ralph Macchio, é... o mesmo do Karatê Kid, esse mesmo. Vai ser esse o nome do bar daqui pra frente, e eu era tão abusado que nem falei nada para o coroa, mudei o nome do bar por minha conta mesmo. ENCRUZILHADA BAR o novo pico de JPA e finalmente o primeiro show do T.N.M.

Continua...

5 comentários:

  1. É meu brother e muita água rolou depois disso né, rsrsrsrsr.
    abraço
    Jr

    ResponderExcluir
  2. É Russo começo é sempre bem dificil ainda mais na sua epoca, hj em dia ta tudo de mão beijada. otimas historias algumas já conhecidas, outras não !!
    abração vou divulgar seu blog, tambem farei o meu sobre os Lésbicos.

    ResponderExcluir
  3. FODA!!!

    Caralho, que tempo bom!!! Descer de skate a ladeira, encruzilhada lotado. Muito foda. Vários shows bacanas.

    ResponderExcluir
  4. Fala Russo belo começo. é nois !!!

    ResponderExcluir
  5. Fala Alemão. Legal ler essa sua história que se confunde um pouco com a nossa e lembrar daqueles tempos. Pena termos feito poucos shows juntos, o encruzilhada foi foda!!!WARDANCE!!!. Vou te mandar algumas fotos Headache do show do encruzilhada, infelizmente não tenho fotos do T.N.M, e o cartaz do show T.N.M, HEADACHE, N.R.A no camorim. Long Live to 8MM!!!

    ResponderExcluir